Congregação apostólica das Irmãs missionárias de Santa Teresa do Menino Jesus.
(Este texto é fruto de uma entrevista que fiz com Madre Crhistine)
A congregação foi oficializada/criada pelo decreto Número 0019-16 no ano 2016 por solicitação de Madre Christine Biomo Belinga ,fundadora. É uma congregaçãofeminina pertencente a Igreja Católica Apostólica Brasileira na República dos Camarões.
As irmãs contam hoje com 10 membros de vida comunitaria(freiras)e algumas vocações. Respeitam os votos evangélicos . Há também pelo menos 20 outras que seguem a espiritualidade da congregação, mas em vida social em suas casas,trabalho,colaborando como podem mas sobretudo espiritualmente.
Até agora, a congregação vive de costura, produtos da agricultura e alguma ajuda que podem receber de tempos em tempos de almas de boa vontade.As irmã não tem uma renda fixa,senão aquela proveniente dos trabalhos acima e nos tempos atuais da produção de roupas litúrgicas e velas.
As duas casas das irmãs ainda são de aluguel ,lamentavelmente, uma vez que a pobreza material é muito grande.
As irmãs cuidam de crianças e idosos. Um trabalho árduo, com muitas limitações e até com sacrifícios. Como diz Madre Christine, há dias que as irmãs não comem para dar de comer aos que elas cuidam.
A longo prazo,por dificuldades econômicas, desejam construir o centro de acolhimento para a melhor supervisão das crianças e idosos,bem como da comunidade de irmãs.
As irmãs precisam de uma casa digna desse nome para a formação das novas freiras de Santa Teresa do Menino Jesus,afim de que elas possam com mais dignidade ajudar aos muitos necessitados ,afinal,a Repúblicados Camarões é um país muito pobre e carente materialmente.
Diz Madre Christine:
"Somos muito fiéis e amamos nossa Igreja ,ICAB-Camarões.
As outras Igrejas riem de nós que somos uma Igreja pobre.
Estamos no começo, estamos lutando como podemos, mas precisamos do apoio da nossa mãe Igreja e das pessoas de bom coração que veem por primeiro as placas e sim Jesus nas almas independente das placas.
Ajude-nos a nos estabelecer através de dispensário e pequena escola ,pois acreditamos muito no poder da caridade,da fraternidade,da justiça e sobretudo na capacidade dos homens bons contemplarem Jesus nos que sofrem".
Segue uma série de fotos das irmãs e seu trabalho observem a pobreza mas ao mesmo tempo a dedicação e o carinho delas para com os necessitados. Não olhem com o olhar do nosso jeito de viver aqui no Brasil, olhem com o olhar do possível que elas fazem. Aos que desejarem ajudar segue o link do Facebook de Madre Crhistine, basta que entrem em contato. A língua falada é o francês, quem não souber basta escrever um texto e traduzi-lo no Google tradutor solicitando a forma de como ajudar financeiramente que certamente será ou por westerunion ou Moneygran.
https://www.facebook.com/profile.php?id=100082388961391
+237660097027
+237690984723
(telefone/watsapp)
Aqui fiz minha parte de divulgar agora aos que podem a de colaborar..
+ Dom Antonio Duarte Santos Rodrigues, Auxiliar do Rio de Janeiro-ICAB
Regional Sul
Em tempo: peço de forma especial aos clérigos de nossa Igreja que compartilhem e ajudem divulgar esta linda obra para que Deus ajude as irmãs através de boas almas.
Creio no poder de Deus é sei que o trabalho de vcs não é em vão.
Parabéns minhas irmãs e todos os sacerdotes que fazem esse trabalho abençoado.